SRC Soluções

Nossos serviços atendem a duas vertentes necessárias para criar e/ou aumentar as receitas das empresas.

Ela objetiva a melhoria de algum processo, implantação de um projeto ou remodelação e inovação de um produto ou serviço.

 

Nossa metodologia se baseia nos seguintes procedimentos:

  • Ao recebermos uma solicitação de consultoria agendamos um encontro com a empresa solicitante;
  • Como numa proposta médica, iremos auscultar o coração da empresa através do seu dono, empresário, ou gerente designado para tal;
  • Muito importante nesse encontro estar a(s) pessoa(s) que detém o conhecimento do processo da empresa, pois faremos perguntas chaves que desencadearão outras perguntas;
  • Como se fosse um bate papo bem informal, faremos várias anotações;
  • Interessante também conhecer o processo da empresa.  Seja qual for o seu tamanho, é vital observar pelo processo desde do primeiro input, ou matéria prima, até o processo final, resultado ou produto entregue ao cliente;
  • Após esse estágio elaboraremos um relatório ou uma proposta, como se fosse uma receita médica, oferecendo ferramentas de melhoria e é claro, o nosso acompanhamento, que em alguns casos, pode ser semanal ou mensal, dependendo da solução proposta.

* Também é muito importante que nesse processo todos os envolvidos participem da mudança da empresa.

A nossa meta é o resultado excelente obtido pela empresa. 

A Santanna Rocha Consultoria é uma empresa diferenciada, entenda porque aqui.

Acreditamos que a empresa é um ser vivo, esse ser tem que ser tratado holisticamente.

Deve ter um tratamento personalizado que, afinal de contas, não existe outra empresa igual a sua no mundo. Podem existir similaridades, mas igual a sua é única!

Veja abaixo as nossas ferramentas.


Ferramentas empreendedoras

  • 10S – Inovação do Sistema de Qualidade
  • Implementação de Modelo de Negócio Canvas – desenvolvimento de ideias para gerar receitas. Veja mais aqui.
  • Lean Canvas, Proposição de Valor e Design thinking – metodologia de percepção de clientes e elaboração de produtos
  • Oratória e apresentação
  • Marketing de relacionamento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão estratégica de TI
  • Oficinas 90′ – oficinas participativas para empreendedores. Veja mais aqui.

Ferramentas tradicionais

  • 5S – base de qualquer implantação do Sistema de Qualidade
  • Projetos 6 Sigmas – projetos com base na redução de custo e melhoria da qualidade do produto/serviço
  • Implementação de normas e sistema de gestão integrada – implantação de todo ciclo de normas ISO 2015 (9001; 14001; OHSAS 18001)
  • Implementação de Planejamento Estratégico com Metodologia Balanced Scorecard
  • Auditorias internas
  • Interpretação das normas ISO´s
  • Análise de balanço e oportunidades de investimentos
  • Impostos, entraves e saídas para crescimento
  • Capacitação e Treinamento

Outros temas para oficinas

  1. Modelo de Negócio Canvas
  2. 5S e 10S
  3. Oratória e apresentação
  4. Curso de Interpretação das normas ISO´s

Diretrizes finais:

A consultoria é um serviço, primordialmente, baseado em uma relação de confiança e expectativa. 

Você pode contratar uma pessoa ou uma outra empresa para sanar seus problemas sérios, mas se a empresa (você) não adquirir um sentimento de confiança no consultor e acreditar  que não haverá reciprocidade nas ideias inovadoras, nenhuma das duas partes conseguirá obter resultados satisfatórios.

Alguns erros que as empresas cometem ao contratar consultores:

  1. Desconfiança da capacidade do consultor (se contrata alguém com desconfiança?);
  2. Não cumprimento ou cumprimento parcial dos planos elaborados para a melhoria do processo / produto;
  3. Expectativa absoluta (absurda) de que o consultor resolverá todos os problemas da empresa (sozinho, não).

Alguns erros que os consultores cometem:

  1. Desconfiança de que o gestor da empresa é incapaz de resolver os problemas;
  2. Não alinhar seus objetivos com os valores da empresa;
  3. Expectativa absoluta de que ele irá resolver todos os problemas da empresa.

Conforme observamos consultoria é uma via de mão dupla.

Você não vai a um cardiologista para obter um diagnóstico, verificar um resultado de um exame e até se submeter a uma cirurgia, se você não confiar de que ele é uma pessoa capaz para melhorar a sua saúde.

Entendemos que se alguma empresa contrata uma consultoria, é para sanar suas dores. Raras vezes as empresas consolidam consultorias para melhorar processos que se encontram em estágios produtivos satisfatórios.

É como dizemos: ser campeão brasileiro todos podem ser, mas se manter campeão é que faz a diferença entre sucesso e o fracasso.