Modelo de Negócios Canvas da Saraiva

Modelo de Negócios Canvas da Saraiva

De acordo com seu relatório financeiro trimestral de 2016,  a Saraiva é uma empresa focada em educação, cultura e entretenimento. Ela opera por meio do conceito multicanal, que integra lojas físicas, Internet e dispositivos móveis, com uma ampla gama de produtos e serviços. A empresa conduz seus negócios de comércio eletrônico pelo site Saraiva.com.br, cuja operação é totalmente integrada à da rede de lojas físicas, com presença em todo o território nacional.

Ela tem investido em diversos meios para aumentar a experiência do cliente. Além do seu market share, em livros,  principal categoria de atuação, possui outros meios de experiência de consumo, que englobam eventos temáticos com vendas de livros específicos, como o lançamento do novo livro de Harry Potter; venda assistida em Games; vendas do LEV – O leitor digital (e-reader) portátil da Saraiva, lançado em 2014, que já conta com catálogo digital com mais de 531 mil títulos em língua estrangeira e 144 mil títulos em português; plataforma PUBLIQUE-SE, que oferece a oportunidade dos escritores publicarem seus próprios livros via e-book, entre outras iniciativas.

O desempenho de vendas foi superior aos indicadores de mercado apresentando uma queda de 2,3%, enquanto no mercado de varejo foi de 17,1%. O crescimento do seu market share alcançou 24,0% em setembro último. O bom desempenho do canal e-commerce teve um crescimento de 8,1% nas vendas brutas, enquanto as lojas físicas caíram 6,8% no período, refletindo o menor fluxo de clientes nas lojas. Avanços importantes da operação multicanal ocorreram, além do aperfeiçoamento do serviço de compras feitas no e-commerce para retirada em uma das lojas.

Devido a crise, a empresa tem feito diversos ajustes em termos de gestão de processos e melhoria de eficiência das lojas físicas. Para melhorar as vendas, a Livraria Saraiva, depois de já havia inserido a opção do usuário recolher o livro em uma loja física, o que permite um desconto de 100% sobre o valor do frete para o consumidor, acrescentou um desconto de 15% na compra de qualquer produto na loja física, no momento que o cliente for pegar seu produto.

Dessa forma, ela conseguiu agregar valor ao seu serviço de entrega com uma tarifa grátis e ainda fomenta as vendas da loja física.

Ela não mudou seu produto, continua a vender livros e afins, mas inovou pela forma de vender seus produtos.

Essa é a lógica do Modelo de Negócios Canvas.

livraria

LIM

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *